Primeiro Post

Finalmente saiu!! \o/

by: beatrizcarvalho  on 2019-11-15

Olá, como estás?

Finalmente saiu o tão falado e aguardado Open Sourceress, a primeira tentativa foi em 6 de agosto de 2019, depois em 11 de setembro de 2019 e hoje entre os dia 15 e 16 de novembro de 2019 oficialmente vai ser colocado na ar o blog. Ainda tenho muito que melhorar, mas o mais importante é começar!!!

A ideia do blog Open Sourceress surgiu ( em 26 de março de 2019 mais precisamente..hahahha) quando participei de uma reunião do LKCamp e a Helen Koike apresentou sobre o LKCamp, sobre o Kernel do Linux e sobre como poderíamos trabalhar com Software Livre através dos programas de estágios tais como Google Summer of Code(GSoC)- em construcao/Site Oficial e do Outreachy-em contrucao/Site Oficial.

Eu me interessei especialmente pelo Outreachy, devido a sua proposta de incentivar a diversidade na tecnologia e também porque o período de estágio iria coincidir com as férias do meu mestrado, então eu teria as 40 horas exigidas para trabalhar sem enlouquecer…hahahha. Então fui pesquisar sobre os requisitos para a inscrição e percebi que todas as estagiárias tinham um blog para postar o andamento da pesquisa do estágio.

Bueno, aí começou a saga… Primeiramente pensei comigo mesma: -“Já que eu tenho que criar um blog, vou escolher um nome e um domínio para internet, pra eu não me “arrepender” depois.”, conversei com minha família sobre opções de nome que remetesse ao Kernel Linux e Software Livre, pois a ideia seria de tratar assuntos desses mundos, conversa vai, conversa vem, depois da primeira ideia de nome ser negada, e ter surgido outras ideias, acabamos voltando à primeira ideia e batizamos o Blog como Open Sourceress, que é uma combinação de Open Source, Software Livre em inglês e Sorceress. feiticeira em inglês, porque todas nós que trabalhamos em desenvolvimento somos feiticeiras, pois transformamos ideias em coisas que o computador consegue entender. E depois do nome decidido veio de brinde o slogan Kernel Linux e outras mágicas e também a ideia do nosso mascote que foi desenhado pela fofíssima Claudia Ito!!!!, que entendeu melhor do que eu a ideia do mascote!!!!

Mascote do BlogOpen Sourceress

Depois de decidido o nome, começou a saga de colocar o blog no ar, mas isso vai ser assunto pro próximo post… Então a partir de agora, começarei a postar a minha caminhada no universo do Kernel Linux, o que tenho estudado, quais foram as dificuldades e desafios para selecionar o tema do mestrado, também apresentar outros projetos relacionados ao Software Livre, eventos que participo/participarei e qualquer outra coisa que surgir no meio do caminho será colocado aqui.

Ah!!! Quase esqueci de dizer, tentarei fazer ao máximo os posts em português, mas como nós sabemos nossa área de computação o contéudo é desenvolvido em inglês! Por favor fiquem a vontade para comentar e dar sugestões de temas!

Abraços à todos e tenham um ótimo dia!

Read next: